Sabe aquela sensação de inchaço? Ela não é fruto da sua imaginação. Nosso corpo, por diversos motivos, é capaz de acumular líquidos. Felizmente, para reduzir esse desconforto existe a drenagem linfática.
Você provavelmente já ouviu sobre esse procedimento, não é? Ainda mais se você acompanha o dia a dia das musas fitness. Essa técnica, além de ser uma aliada da estética, também traz muitos benefícios para a saúde do corpo.
Quer saber como a drenagem linfática pode lhe ajudar a alcançar seus objetivos? Vamos te explicar tudo, confira!
Ela é uma técnica de massagem que pode ser feita com as mãos ou com aparelhos. Além da redução de líquidos, a drenagem linfática ajuda a ativar a circulação sanguínea, combatendo a celulite e promovendo relaxamento corporal.
Seu principal objetivo é estimular o sistema linfático, uma rede complexa, muito importante. Afinal, é por meio desses vasos que os fluídos de todo o corpo se movem. Sendo assim, é preciso entender um pouco mais sobre os componentes desse sistema para compreender a atuação da drenagem linfática.
Como uma terceira circulação do corpo — além da arterial e venosa — o sistema linfático transporta a linfa, um líquido rico em proteínas, microrganismos, células mortas e sanguíneas e,inclusive, bactérias e toxinas.
A linfa faz trocas metabólicas com as células. O resultado das reações químicas é transportado pelos vasos do sistema linfático, chegando aos gânglios — ou linfonodos —, parte importante do sistema imunológico, para ser filtrada.
Porém, às vezes, a linfa fica acumulada entre as células, causando o visível inchaço no corpo. Nesse contexto, o que a drenagem linfática faz é estimular as áreas para que esse líquido volte a circular de maneira correta.
Para que a drenagem linfática dê resultados, ela deve ser feita sobre o trajeto dos vasos linfáticos, no sentido do gânglio.
Os principais gânglios estão localizados:
Cada parte do corpo possui um movimento. Quando a drenagem é manual, os movimentos são leves, com um pouco de pressão em locais estratégicos. Já com o uso de aparelho de endermologia são empregados mecanismos a vácuo e rolamentos.
Mesmo com as orientações da massagem, a drenagem linfática deve ser feita por um fisioterapeuta ou massoterapeuta. Afinal, apenas eles possuem a experiência necessária para encontrar os pontos que precisam ser mais trabalhados, além de realizar o processo de forma correta respeitando os limites do seu corpo.
A importância do profissional capacitado é tão grande que, se feita de forma errada, a drenagem linfática pode romper pequenos vasos e deixar hematomas roxos na pele! Por isso, muita atenção na escolha.
Lembre-se também que é necessário manter uma regularidade nos procedimentos, pois a retenção de líquido volta a aparecer depois da mensagem. Cerca de uma semana após, já é possível verificar o surgimento de novos edemas. Então, o indicado é que você faça uma visita ao profissional até três vezes na semana.
Alguns hábitos saudáveis e diários podem contribuir — e muito — para prolongar os resultados da drenagem e melhorar a sua saúde.
Tudo começa pela alimentação saudável. Isso porque o consumo de sódio, por exemplo, pode aumentar a retenção de líquidos. E não pense que é só o sal de cozinha, pois o sódio está presente em peso em alimentos industrializados.
As frutas e verduras também são grandes aliadas, dessa vez para o intestino. Já que elas ajudam o trânsito intestinal e com isso, reduzem a retenção.
Esse acúmulo de líquidos pode diminuir com o consumo de água! Chega até a ser irônico, não é? Mas a verdade é que nosso corpo sabe balancear muito bem as proporções de tudo que ele precisa. Sendo assim, quando você não ingere água, ele tenta ao máximo armazenar líquidos, o que faz com que você fique inchada e dê adeus aos efeitos da drenagem linfática.
A oxigenação é outro fator importante, e os exercícios físicos ajudam bastante com isso. Eles ainda melhoram a circulação sanguínea, favorecendo a ação do procedimento.
A drenagem linfática é indicada tanto para homens quanto para mulheres. Confira alguns casos em que ela é fundamental:
Quem quer perder peso também pode associar a drenagem linfática à rotina. Porém, em função da redução de medidas devido à diminuição dos inchaços, muitas pessoas acreditam que a drenagem emagrece, mas por si só, isso não acontece.
O que ocorre é que o transporte de gordura é feito pela linfa do intestino até o fígado, onde é metabolizada. Dessa forma, quanto melhor é a circulação da linfa, mais oxigenação chega a corpo, incidindo diretamente nas celulites e gordura localizada.
As contraindicações são para pessoas que tenham alguma infecção, já que existe o risco de as células infecciosas caírem no sistema linfático e se espalharem mais rapidamente pelo corpo. Pessoas que fazem uso de medicamento, têm risco vascular, insuficiência cardíaca, trombose e hipertensão não devem fazer essa técnica.
Na dúvida, sempre converse com seu médico, ok? Por todos os fatores acima e para garantir a sua saúde, sempre busque profissionais capacitados e que são referência no assunto.
Quer realizar a drenagem linfática e conhecer outros procedimentos inovadores? Então entre em contato conosco e conheça nosso SPA!