A decoração de casamento costuma encher a cabeça dos noivos de dúvidas, o que é perfeitamente compreensível. Afinal, são muitos os detalhes que devem ser levados em consideração, não é mesmo? Desde o estilo de festa, os arranjos de flores que serão utilizados, quanto vai custar, até o decorador que será contratado!
Mas, se o evento for programado com antecedência e bem planejado em todas as etapas, não há motivos para se preocupar. Para ajudar você a montar uma bela decoração de casamento, trouxemos 8 dicas práticas para a festa do grande dia. Basta seguir a leitura e conferir!
O primeiro passo para definir a decoração do casamento é identificar o estilo do casal. Ou seja, tanto a noiva quanto o noivo devem chegar a um comum acordo sobre o que querem para o evento. A identidade da festa é baseada a partir de conceitos preestabelecidos. Geralmente, os temas abordados são:
No casamento clássico, as cores utilizadas costumam ser o branco, o rosa claro, o creme e o fendi. Já os detalhes aparecem em dourado ou prateado. Essas tonalidades conferem sofisticação e elegância ao ambiente.
A escolha de uma ou duas cores mais vibrantes misturadas aos tons neutros dão o toque moderno ao evento. Além disso, arranjos de flores diferentes e pistas de dança de LED tornam a decoração mais arrojada e criativa.
Normalmente, esse tipo de decoração é usado para casamentos realizados ao ar livre, seja na praia ou no campo. O estilo é marcado por móveis de madeira distribuídos no local, arranjos de flores silvestres e folhagens verde-escuras. A ideia é criar um ambiente alegre e despojado.
Não é nada atraente a ideia de iniciar uma vida a dois com dívidas para pagar depois, você concorda? O casal deve estabelecer com antecedência o orçamento que será utilizado para a festa de casamento, o vestido e outros pontos.
Então, pesquise os valores de todos os itens que serão necessários, e também negocie descontos e prazos de pagamentos junto aos fornecedores. O importante é adaptar a decoração do casamento aos bolsos de ambos.
Escolher o local para a cerimônia é um dos itens mais importantes quando o assunto é decoração de casamento. Muitos espaços podem ser adaptáveis ao gosto do casal. Porém, existem outros que não, o que pode resultar em gastos maiores.
A principal dica é que o lugar escolhido seja acolhedor e transmita a sensação de conforto e bem-estar aos noivos e aos convidados também. Vale dizer que os espaços grandes e frios exigem mais elementos decorativos, a fim de torná-los mais aconchegantes!
Os noivos devem levar em consideração a estação do ano na qual vai ocorrer o casamento. Os meses de inverno requerem que o ambiente esteja mais aquecido, e que a decoração desperte aconchego e conforto aos convidados.
Já nos meses mais quentes, a cerimônia poderá ser realizada em ambientes mais arejados — com varandas, por exemplo. Os locais ao ar livre são boas opções, principalmente se a festa for no horário da manhã. Só preste atenção às chuvas de verão!
Escolher as flores da estação para decorar o local do casamento pode ser uma ótima sacada, pois elas estão mais vivas e mais frescas também. São detalhes desse tipo que vão conferir alegria ao ambiente.
Converse com o florista e o decorador, e aceite as sugestões desses profissionais. Não abra mão da qualidade das flores, mas também não comprometa o orçamento em arranjos muito caros, como os feitos com flores importadas.
Não há dúvidas de que a mesa de bolo é o ponto principal da decoração de casamento. Afinal, é sobre ela que será colocado o bolo dos noivos e, ao redor, estarão registrados em fotos e vídeos os melhores momentos da festa.
A princípio, pense no local que você vai colocar a mesa, pois o importante é que ela não fique escondida em um lugar qualquer do espaço. Uma excelente ideia é colocá-la diante de um cenário bonito, tal qual um painel ou um mural inglês revestido de flores.
Na mesa, não podem faltar itens como:
É claro que o casal tem seu estilo próprio e suas preferências para a decoração do casamento. No entanto, é preciso ter o auxílio de um decorador, pois ele é o profissional que vai ajustar todas as referências e criar o ambiente perfeito.
Portanto, desde o início, contrate um bom decorador com base em indicações de familiares, amigos ou colegas de trabalho. E não se esqueça de conversar com ele a respeito de todos os detalhes ao longo do caminho.
Durante as visitas técnicas, é importante que você e o decorador verifiquem que tudo está seguindo conforme o planejado, e que se sintam tranquilos para fazerem pequenos ajustes se houver necessidade.
Os arranjos de flores, a disposição de mesas e cadeiras, e detalhes da iluminação são itens que podem sofrer algumas alterações. Mas, cuidado para não alterar demais o projeto inicial a ponto de comprometer o sucesso da festa!
A decoração de casamento representa a alegria dos noivos e o cuidado que se tem em compartilhar com os convidados esse momento tão especial. Portanto, procure levar em consideração todos os detalhes para que sua festa seja emblemática e memorável!
Se você gostou do post sobre decoração de casamento, compartilhe em suas redes sociais para que suas amigas também conheçam as nossas dicas.