Os poros da pele podem ser grandes inimigos de uma make de sucesso. Isso porque, quando a derme produz oleosidade em excesso, eles dilatam e formam pequenos furos aparentes que causam incômodo.
A boa notícia, no entanto, é que existem diversos tratamentos que combatem esse problema com facilidade. Além disso, com pequenas mudanças de hábito, você pode reverter a situação e ainda conquistar uma cútis saudável.
Pensando nisso, separamos a seguir todas as informações que você precisa para entender a questão dos poros da pele, além de 5 dicas incríveis para mantê-los fechados. Confira!
Os poros são partes fundamentais do nosso organismo, dando abertura para o nascimento dos pelos e permitindo a liberação de secreções, como das glândulas sudoríparas, que produzem o suor, e das sebáceas, que expelem a oleosidade.
Mas, então, o que acontece no corpo que resulta no aumento do tamanho dos poros? Na verdade, existem diversas razões para essa dilatação.
As mais comuns são: hiperatividade das glândulas sebáceas (o que ocasiona a pele oleosa), envelhecimento da derme, hereditariedade, exposição constante ao sol, falta de limpeza e esfoliação da pele, tabagismo e uma dieta não balanceada.
Assim como tudo em nosso corpo, a pele demanda equilíbrio e harmonia, necessitando de uma alimentação de qualidade, uma boa limpeza e a utilização de produtos certos que garantam um aspecto saudável.
Sem isso, a derme encontra outras formas de liberar as toxinas acumuladas — geradas por fatores externos como poluição e estresse —, dilatando os poros e deixando-os aparentes.
Além disso, a dilatação pode acontecer em função do calor, já que o corpo precisa liberar o suor para regular sua temperatura, expandindo as glândulas e, consequentemente, os poros.
Como você já deve ter percebido, os pequenos furos estão presentes em todo o corpo, já que têm a função de regular a temperatura, liberar o suor e hidratar a cútis.
No entanto, existem regiões que são mais afetadas com a dilatação, como a zona T — testa, nariz e queixo —, já que apresenta maior quantidade de glândulas sebáceas e, portanto, sofre mais com o problema.
Além dessa região, as áreas próximas à boca e aos olhos também podem ser afetadas, pois possuem uma camada mais fina de pele. No entanto, a intensidade da dilatação é mais baixa porque há uma menor quantidade de glândulas sebáceas e de pelos.
O aumento dos poros pode ocasionar infecções e inflamações em função do acúmulo de sebo, além de facilitar o desenvolvimento de acne e cravos.
Mas, se esse for seu caso, não se desespere! Existem diversos tratamentos e dicas funcionais que ajudam a diminuir o tamanho dos poros e garantem à pele um aspecto saudável e bonito.
Uma cútis bem cuidada demanda atenção, envolvendo o uso de produtos de qualidade, limpezas eficazes, esfoliações e máscaras hidratantes e rejuvenescedoras.
Tudo isso auxilia no combate à dilatação dos poros e, de quebra, potencializa a manutenção do colágeno e da elastina, fundamentais para garantir firmeza e suavidade facial.
Para facilitar a criação de novos hábitos diários, separamos as melhores dicas para você começar hoje mesmo a investir na sua saúde e autocuidado, diminuindo o tamanho dos poros e conquistando a pele perfeita. Confira!
Essa é uma das dicas mais importantes para se livrar dos poros dilatados. Afinal, se as glândulas sebáceas são as grandes causadoras do problema, o ideal é evitar o acúmulo de oleosidade na cútis, não é mesmo?
Por isso, procure tirar da sua lista os produtos oleosos, lançando mão de maquiagens e hidratantes com alta cobertura e de toque seco, assim como sérum, primer e gel oil-free para manter a pele uniforme no dia a dia.
E mais: na hora de retirar a maquiagem, opte por utilizar um demaquilante sem óleo, aplicando-o antes de lavar o rosto. Assim, você limpa a pele profundamente e evita a produção de mais oleosidade.
Caso a sua cútis tenha tendência a desenvolver mais oleosidade, o ideal é investir em sabonetes seborreguladores que controlam a atividade das glândulas sebáceas por meio de princípios ativos.
Escolha produtos que tenham ácido salicílico, glicólico, melaleuca ou hamamélis, que mantêm o pH da pele equilibrado e, ainda, retiram profundamente as impurezas que ficam acumuladas nos poros.
A limpeza de pele é outra etapa fundamental na luta contra os poros dilatados. Afinal, é por meio dela que a cútis consegue se renovar com facilidade, evitando a concentração de sebo e sujeiras nos poros.
A dica aqui é esfoliar a pele uma vez na semana pela manhã e, em seguida, aplicar um tônico de limpeza facial, de preferência com baixo teor alcoólico e com princípios ativos calmantes, como o hamamélis e a calêndula.
No tópico anterior falamos sobre a importância da limpeza de pele. Acontece que, quando realizada em excesso, ela pode ocasionar o efeito rebote, fazendo com que o corpo produza mais oleosidade para combater o ressecamento.
Por isso, evite realizá-la várias vezes ao dia, podendo ser pela manhã, ao acordar e pela noite, antes de dormir. Assim, você garante uma pele saudável e bem cuidada.
Assim como a limpeza é fundamental para garantir uma pele bonita e hidratada, livre de poros dilatados, o filtro solar também influencia diretamente na qualidade da cútis.
No início deste artigo, comentamos que um dos fatores que provoca o aumento dos poros é a alta exposição ao sol.
Somando-se a isso as altas temperaturas no verão, temos uma cútis repleta de impurezas que podem desenvolver manchas, acnes, inflamações e até mesmo problemas mais sérios, como melasma.
Por isso, não deixe de utilizar o protetor solar diariamente — preferencialmente os que são oil-free ou de toque seco. Assim, você evita a inflamação dos poros e mantém a pele protegida e preparada para a hidratação e maquiagem.
Por fim, se você deseja potencializar ainda mais os seus cuidados com a pele, recomendamos a aplicação da máscara de argila verde, que mantém os poros fechados e limpos, garantindo o equilíbrio da oleosidade.
Para utilizá-la, basta escolher a sua favorita, podendo adquiri-la em farmácias ou centros de cosméticos, e aplicá-la nas regiões onde os poros estão mais dilatados, como a zona T, sempre depois da limpeza facial.
Você percebe como é possível lidar com facilidade com os poros da pele? Fazendo uma limpeza de qualidade, utilizando os produtos certos e montando uma rotina de autocuidado, você conquista uma cútis saudável e bonita.
Agora que você já sabe como manter os poros da pele fechados, aproveite a visita em nosso blog e conheça um pouco mais sobre os principais cuidados com a pele!