Ah, o verão! Quem não ama ouvir que a estação mais ensolarada do ano finalmente chegou? Afinal, é o momento perfeito para investir em passeios ao ar livre, viagens e muitos mergulhos no mar ou na piscina para se refrescar. Mas apesar de fazer muito bem para você, essa estação traz consigo um alerta para os seus fios e é preciso manter atenção redobrada à saúde dos cabelos no verão.
Ao incidir sobre os fios, os raios solares são capazes de degradá-los, fazendo com que eles fiquem ressecados e quebradiços. O mesmo acontece com o excesso de cloro e contato com a água salgada, mas existem formas de aproveitar ao máximo o verão e ainda manter as mechas lindas. Quer saber como salvar seu cabelo? Então confira e invista em todas estas dicas!
A melhor forma de manter o brilho, a maciez e evitar as temidas pontas duplas é hidratar regularmente e da forma certa, ou seja, usando produtos para o seu tipo de fio e na ordem correta.
Para acertar nessa parte dos cuidados, é essencial investir em um cronograma capilar. Essa ferramenta é composta por várias etapas, com cremes e máscara indicadas para cada fase do cabelo. Isso quer dizer que, para tratar corretamente, você precisa entender do que os seus fios precisam: se é a hidratação, a nutrição ou a umectação.
A hidratação é o momento em que seus fios recebem de volta a água que perderam devido à exposição aos agentes naturais. Ela é indicada para todo tipo de cabelo. Inclusive, esse tratamento deve ser constante, mesmo em fios que estão com boa aparência. Apenas tome cuidado na escolha da máscara certa para o seu tipo de mecha e objetivo.
A umectação, por sua vez, faz parte do processo de nutrição, porém ela utiliza apenas de óleos vegetais — de coco, azeite, argan, por exemplo —, que atuam deixando as madeixas mais macias. Já a nutrição em si é a grande responsável por devolver todos os nutrientes, a queratina, os lipídios etc.
No mercado, existe uma ampla gama de máscaras de hidratação, nutrição e até mesmo as que já vem com óleos para que você faça a umectação. Basta observar as especificações do rótulo e o modo correto de usar. Uma dica extra é que é sempre válido adquirir um creme de tratamento rápido, que você possa usar durante o banho naqueles dias mais corridos.
Não adianta ter um arsenal de produtos contra o ressecamento se eles não tiverem qualidade e não forem adequados para o seu tipo de fio e necessidade. Nessa época principalmente, optar por finalizadores que contenham proteção UV é a melhor opção. Isso porque essa blindagem evita que o sol forte retire toda a água e nutrientes das mechas, deixando aquele aspecto arrepiado ao longo do comprimento.
A proteção UV pode ser utilizada antes da exposição aos raios solares ou do momento de entrar na água do mar e também deve estar presente no seu dia a dia antecedendo o uso de prancha, babyliss e secador.
A química em excesso naturalmente é capaz de ressecar e quebrar os fios, mas quando a mistura verão, sol e química é feita, seu cabelo corre grandes riscos.
Se você optar por não evitar a química, tenha em mente que a qualidade dos produtos, assim como a orientação e a escolha de um bom profissional serão essenciais. É sempre recomendado também investir em uma linha de cuidados que seja indicada para ser utilizada diariamente em harmonia com a química.
Ah, adicionar um boné quando for se expor por muito tempo ao sol é um curinga que ajuda nessa época do ano, inclusive para proteger a pele.
Lavar e enxaguar bem os cabelos é algo fundamental para evitar quebras, dermatites e outras doenças. No verão, esses cuidados redobram. Portanto, sempre lave os cabelos quando sair da piscina ou do mar para retirar as impurezas — se possível faça uma hidratação rápida no banho mesmo. A água termal é um truque que funciona muito bem para devolver os minerais para os fios com agilidade.
Lembre-se sempre de massagear o couro cabeludo com a ponta dos dedos, nunca com as unhas e investir em um shampoo antirresíduos periodicamente, sempre com moderação.
Seu cabelo já está mais sensível no verão e algumas decisões podem agravar a situação, fazendo seus fios se partirem. O efeito dessa falta de atenção aos detalhes diários dos cuidados com as mechas podem, a médio prazo, resultar em um comprimento cheio de pontas duplas e frizz.
Por isso, você precisa desembaraçar os fios com gentileza sempre. No verão, ainda é recomendado fazê-lo a cada mergulho, utilizando, de preferência, um pente de madeira e começando das pontas para o alto da cabeça. Prender o cabelo molhado é outra ação que você precisa esquecer em nome da saúde do fio, pois a presilha é capaz de quebrá-lo.
Quanto ao calor, já basta o do sol, não é mesmo? Em contato com o cabelo, é sempre indicado a água morna ou fria, já que a quente compromete a integridade do couro cabelo e pode fazer com que ele descame. Se você utiliza o secador, é preferível usar o jato de ar frio e, em qualquer caso, manter uma distância de 30 cm durante o uso.
Cuidar bem dos fios não é nenhum mistério, desde que você cultive uma regularidade de hidratações, sempre escolhendo produtos de qualidade e que tenham proteção UV — principalmente no verão. Além disso, é claro, é recomendado dosar o uso de química, lavar o cabelo e o couro cabeludo corretamente e ter atenção ao manusear as madeixas.
Agora não tem desculpa! Conheça o seu cabelo, entenda de quais nutrientes ele precisa e crie o hábito de tratá-lo bem diariamente em qualquer época do ano. Assim, com o tempo, ele estará mais forte e preparado para qualquer ocasião.
Se você não que ser mais uma vítima do sol e quer que os seus cabelos estejam sempre bonitos, confira também como manter os fios hidratados e com vida!