O que é melasma? Se você nunca ouviu falar sobre esse problema de pele, precisa saber que ele atinge principalmente mulheres, em diversas idades. O mais preocupante é que o melasma surge sem aviso prévio e tende a causar muito desconforto, pois seus sintomas são evidentes e podem afetar a autoestima.
Para você que quer manter a saúde e beleza da sua pele, separamos todas as informações sobre essa doença. Além disso, você também vai descobrir como preveni-la ou tratá-la! Continue conosco e confira!
É uma hiperpigmentação que surge como mancha escura na pele. Pode aparecer tanto no rosto — principalmente na região das bochechas, nariz e buço — quanto no restante do corpo.
O melasma se manifesta quando há um aumento na atividade das células que produzem a melanina da pele, conhecidas como melanócitos. Com isso, ocorre maior liberação e depósito do pigmento — melanina — na epiderme.
Existem três tipos de manifestações do melasma:
O principal sintoma do melasma é o surgimento de manchas com tom castanho ou marrom-acinzentado. Apesar de não apresentarem um formato específico, elas têm suas bordas bem demarcadas.
Quanto às proporções, o tamanho das manchas pode variar e até mesmo cobrir boa parte do rosto. Por isso, é muito importante procurar um dermatologista ao primeiro sinal de escurecimento da pele.
Algumas situações são mais propícias para o surgimento do melasma, como a exposição excessiva à luz solar sem proteção, que reflete na produção de melanina. A luz conhecida como azul — emitida pela tela dos computadores — também agrava o problema ao causar escurecimento em camadas mais profundas da pele, sendo mais difícil de retirar.
A pele escura tem mais predisposição ao aparecimento do melasma, já que possui melanócitos mais ativos. Outro grupo que precisa ficar de olho nessas manchas são as grávidas, afinal, na gestação as alterações hormonais agitam os melanócitos.
A ação hormonal pode, da mesma maneira, incentivar o surgimento de melanoma em mulheres que utilizam anticoncepcionais ou que estão fazendo reposição de hormônios.
O tratamento diário sempre será a melhor escolha, e a rotina de cuidados uma grande aliada. Por isso, procure os produtos mais indicados para o seu tipo de pele, remova toda a maquiagem corretamente e sempre utilize protetor solar.
Uma dica valiosa para você se cuidar é optar por um filtro solar que tenha a seguinte composição: proteção UVB contra os raios que atingem a camada mais superficial e proteção UVA contra os raios que danificam profundamente. É só procurar essas indicações no rótulo do produto.
Além do uso regular do protetor solar, o tratamento envolve a aplicação de cremes, laser e ácidos que promovem o clareamento gradual das manchas.
O peeling químico também ajuda a acelerar a remoção da melanina depositada na superfície, por meio da esfoliação. Lembre-se de que o diagnóstico deve sempre ser feito por um médico, assim como a indicação da melhor terapia.
Apesar de ter tratamento, o melasma é uma condição que afeta diretamente a beleza da mulher e sua autoestima. Por isso, tenha atenção redobrada com a sua pele — em todo o corpo, não apenas no rosto!
Agora que você sabe o que é melasma, não vai deixar de se prevenir, certo? Adote a rotina de cuidados e converse com um profissional de sua confiança para saber quais práticas trarão mais benefícios.
Se gostou do artigo, aproveite para seguir nosso perfil no Instagram e Facebook. Assim, poderá acompanhar tudo o que postamos por lá!